Musicoterapia
- posted in: musica
- / with 0 comments
A capacidade da música de nos transportar para momentos vividos, sensações memoráveis e também sonhos do futuro é única. Todo mundo tem uma música que faz lembrar daquela viagem, daquela night com alguma pessoa ou daquele churrasco de domingo com a família.
Por intuição, nós escolhemos sempre a melhor música para cada momento, ainda mais agora com a facilidade de acesso ao streaming, que nos permite ouvir música o tempo todo. Na academia, escutamos um som mais acelerado, na hora de relaxar ou concentrar, um lo-fi, e por aí vai. Mas poucos sabem dos benefícios terapêuticos da música. O que ela traz de bom para a saúde é objeto de estudo de muitos terapeutas.
O que é musicoterapia
Trazendo benefícios aos pacientes em aspectos psíquicos, emocionais e motores, a musicoterapia consiste na reprodução de músicas em sessões de terapia. O paciente e o terapeuta podem cantar, dançar e tocar instrumentos juntos.
A escolha do gênero musical vai depender muito de cada caso. Não é agradável para os pacientes ouvir músicas que não gostam, isso pode causar irritação. Deve existir um consenso, e muitas vezes a própria escolha da música já diz muito ao terapeuta sobre a condição de quem ele atende.
Através da reprodução, recriação e composição de sons, podemos melhorar habilidades motoras e também a memória e raciocínio. Além disso, ao longo das sessões, o musicoterapeuta é capaz de perceber e entender o que se passa na mente e no coração do paciente.
Benefícios do tratamento
A ciência já conhece várias vantagens da musicoterapia. Veja só.
-
Crianças autistas
Para crianças nessa condição, tratamento com música ajuda na interação com família e amigos, além de ser benéfico para o aprendizado.
-
AVC
Em casos de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral, a musicoterapia combate as sequelas, especialmente as ligadas a dificuldade de fala e expressão.
-
Alzheimer e Parkinson
Nesses casos, o benefício é parecido com o que ocorre em casos de AVC. A musicoterapia é capaz de melhorar a habilidade de encontrar palavras e se comunicar.
-
Hipertensão
A música dita a nossa vibe, certo? Pois bem, o coração tende a acompanhar as batidas do que ouvimos. Isso significa que músicas mais lentas ajudam a diminuir o ritmo cardíaco e combater a pressão alta.
-
Estresse
Partindo do mesmo princípio do item anterior, ouvir músicas de frequência baixa ajuda a aliviar o estresse.
-
Aprendizado
Lembra aquela musiquinha que sua professora te ensinou para decorar a tabuada? Pois é, olha aí a música agindo ativamente em seu aprendizado. Ouvir músicas auxilia a habilidade de memorizar, se expressar e até evoluir em outros idiomas.
A musicoterapia é uma área que cresce bastante no Brasil. Você já tinha ouvido falar disso? Ela é a prova científica de como a música faz o ambiente e nossa energia. O som certo, em um lugar legal pode fazer seu dia ou sua noite. Estando com a pessoa certa ao lado então, é puro êxtase.
Aqui na Golden Brasa a música faz parte de nós! Acreditamos ser algo transcendental, que dita o ritmo do nosso estado de espírito, inspirando novos conteúdos e ideias loucas. Da mesma forma, muito presente em nosso lado pessoal, marcando um primeiro beijo, aquela saída com os amigos, e encontros familiares. Mas agora a Golden quer saber, quais boas lembranças a música te remete? Conte para a gente nos comentários e fique ligado no nosso blog e em nosso Instagram.
Deixe uma resposta